segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Programa Especial Revolução Farroupilha

Em 1835, os habitantes do Estado do Rio Grande do Sul, Região Sul do Brasil, resolveram lutar contra o governo Imperial e os altos impostos, iniciando a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos. Esta guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845. 


Esta revolução influenciou diversas outras revoltas, como a Revolução Liberal que viria a ocorrer em São Paulo em 1842 e para a Revolta denominada Sabinada na Bahia em 1837.


Esta data é comemorada em todo o Estado brasileiro do Rio Grande do Sul e é considerada como um marco para a proclamação da República no Brasil que viria a acontecer apenas em 1888.


Neste 20 de setembro a Rádio Brasil parabeniza todo o povo do Estado do Rio Grande do Sul pelo seu dia.

Como homenagem, preparamos um programa especial com uma seleção de músicas gaúchas, ou seja músicas do Estado do Rio Grande do Sul. Iremos ouvir então "Peleia" do Grupo Ultramen, que para muitos  é um hino do Rio Grande, "Velhas Fotos", da banda Tequila Baby, escolhida através de votação no web-site rockgaucho.com como a melhor música do Rock do Estado do Rio Grande do Sul.


Ainda teremos em nossa seleção musical, Gaúcho da Fronteira com a música "Rindo a toa", Marcelo do Tchê e a música regional "Força de uma Gaita", o grupo Papas Da Língua irá tocar "Eu Sei" e ainda Engenheiros do Hawaii com Refrão de um Bolero, Cachorro Grande com "sinceramente", os regionais "a gaita do tio Davi"," Milonga para as Nações" e finalizando teremos Wander Wildner com "Milonga para um homem" e atendendo ao pedido de nossa ouvinte Camila, tocaremos a banda gaúcha Nenhum de Nós e a música "Camila".


Você poderá acompanhar esse programa especial, no "Media player" abaixo:






Fonte: Web-sítio: rockgaucho.com.br e Wikipédia, a enciclopédia livre


Clipes das músicas selecionadas:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário